sábado, 3 de setembro de 2016

PARÁFRASE

PARÁFRASE

Resultado de imagem para intertextualidade paráfrase

Segue com fidelidade a ordem das ideias contidas no texto, dizendo-se de maneira clara a mesma coisa, sem omitir o essencial, nem emitir opinião pessoal (Dizer a mesma coisa com outras palavras) e você recriar o texto.

Tal técnica foi muito explorada por importantes poetas pertencentes à Literatura Brasileira de acordo com as estéticas literárias. Vejamos, pois, alguns exemplos:

Texto Original 
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
(Gonçalves Dias, “Canção do exílio”). 


Paráfrase 
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
(Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”). 

fonte: http://alunosonline.uol.com.br/portugues/a-parafrase-uma-recriacao-textual.html
http://image.slidesharecdn.com/aulaintertextualidade-140325173604-phpapp02/95/aula-intertextualidade-8-638.jpg?cb=1400687637

Nenhum comentário:

Postar um comentário